Notícias

Jornada Notarial tem mais de 90 solicitações de AEDO no RS

Imagem Notícia

No dia 19 de outubro, tabeliães gaúchos participaram da 2ª edição da Jornada Notarial, em uma realização do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta edição, o foco foi a emissão de Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDOs) em locais públicos, e os mutirões realizados no Rio Grande do Sul contabilizaram 98 AEDOs solicitadas. Desde o lançamento da plataforma (www.aedo.org.br) em abril deste ano, 984 solicitações foram realizadas no estado.

Em Porto Alegre, o evento gratuito de aconselhamento jurídico notarial aconteceu no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. O atendimento foi feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

A ação contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, Richard Dias, da psicóloga e vereadora Tanise Sabino, também presidente da Frente Parlamentar Municipal de Justiça Notarial e Registral, e do deputado estadual e Presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, Elizandro Sabino. Ainda, integraram o mutirão o 2°, 3°, 6°, 7°, 9°, 10°, 11° e 14° Tabelionatos de Notas de Porto Alegre. Além da capital gaúcha, tabelionatos gaúchos de oito cidades fizeram parte da iniciativa neste ano: Butiá, Carazinho, Santo Ângelo, Pelotas, Cruz Alta, Ijuí, Arroio dos Ratos e Novo Hamburgo.

A iniciativa, realizada de forma pioneira pelo CNB/RS e inédita no Brasil em outubro de 2022, tem como objetivo esclarecer dúvidas da população sobre temas relacionados aos serviços notariais, assim como aproximar a atividade do tabelião de notas de sua comunidade e mostrar a importância da atividade para os poderes constituídos, além de proporcionar a chance do cidadão oficializar a vontade de ser doador de órgãos de forma gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CNB/RS