Notícias

Reunião mensal do Fórum de Presidentes da Anoreg/RS debate pautas atuais da categoria

Imagem Notícia

Foi realizada nesta quarta-feira (21.09), pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notarias e registrais gaúchas, por meio da plataforma Zoom, a reunião mensal para debater os assuntos de interesse da classe extrajudicial.

Após a aprovação da ata da reunião anterior, o advogado Marcelo Zampieri, da Brum & Zampieri Sociedade de Advogados, apresentou as implicações acerca da ideia de constituição de um Fundo Notarial e Registral – FNR, como forma de auxílio aos titulares extrajudiciais que por ventura necessitarem de amparo. A advogada Luiza Gabbi Biesdorf também acompanhou à apresentação. 

Na sequência, o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi, atualizou os projetos relativos à atividade notarial e registral, como os trabalhos em andamento para auxiliar os cartórios atingidos pela Renda Mínima, além da sugestão de criação de Comissão Mista OAB/Anoreg-RS.

A realização da campanha Setembro Verde em conjunto com a VIAVIDA também esteve na pauta. A iniciativa conta com a adesão e apoio de 100% dos presidentes das entidades que compõem a Anoreg/RS e o Fórum de Presidentes, e a participação de 72 serventias em todo o estado. Entre as ações, foram distribuídas camisetas a todos os cartórios participantes, assim como enviados folders alusivos à campanha.  Para saber quais são os cartórios participantes, clique aqui.

Na oportunidade, a divulgação das taxas de adquirência da Stone, Rede e Vero, em parceria com a Coopnore, para pagamento de emolumentos com cartão de crédito/débito, também foi colocada na reunião. Ainda foi discutido sobre as indicações pendentes de membros para participar de Comissão da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes para elaboração de Cartilha com as mudanças de cada especialidade com a Lei nº 14.382/2022.

A organização do Encontro Estadual de Notários e Registradores do RS, prevista para março de 2022, foi atualizada pelas entidades organizadoras. Em relação à ouvidoria da Anoreg/RS, foram recebidas 82 mensagens de janeiro a setembro deste ano, sendo que todas foram respondidas pelos cartórios e enviadas ao usuário. O relatório das ações realizadas no último mês pela entidade também foi destacado da reunião.

Participaram da reunião o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva; o presidente do Instituto de Registo Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Anderson Martins; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões – ARN, Sérgio Mersserschmidt; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann; a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Espig; o presidente do  Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antônio da Silva Domingues; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul – Fundação Enore/RS, Juliana Follmer; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o vice-presidente do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Danilo Alceu Kunzler; o 1º tesoureiro da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco; o assessor da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do RS, Rogenio Cavalar; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno; a secretária do Colégio Registral do RS, Aurora Ferreira; o gestor administrativo do CNB/RS, Marcelo Martins; a gestora administrativa da Fundação Enore-RS, Astrid Muller; e o assessor administrativo financeiro do IRIRGS, Lucas Costa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS