Notícias

“Os Cartórios representam a melhor ferramenta para agilizar e desburocratizar a advocacia familiarista”

Imagem Notícia

Advogada Juliana Gasparini falou sobre o Direito de Família na atividade notarial e a importância do notariado para a advocacia em entrevista ao CNB/RS

A advogada especializada em Direito de Família e Sucessões, Juliana de Lima Borges Gasparini, em entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), falou sobre o Direito de Família na atividade notarial e a importância dos tabelionatos para a advocacia.

“A atividade extrajudicial exercida no congraçamento com a atividade da advocacia, em vários casos contribui para desafogar do Judiciário brasileiro, além de mitigar custos e tempo dos requerentes e gerar economia aos cofres públicos”, aponta Juliana.

Confira a íntegra da entrevista:


CNB/RS - Qual a importância dos cartórios para o Direito de Família e Sucessões?

Juliana Gasparini - Os cartórios representam a melhor ferramenta para agilizar e desburocratizar a advocacia familiarista. Com a advocacia extrajudicial podemos realizar diversos procedimentos de forma mais rápida e principalmente mais econômica, com a mesma segurança jurídica que os atos judiciais.

CNB/RS - Como avalia a função notarial na desburocratização e desjudicialização dos serviços que antes só poderiam ser feitos pelo Judiciário?

Juliana Gasparini - É de importância suprema para a sociedade a viabilização de meios de solução de questões jurídicas pelos cartórios, visto que isso representa necessariamente muito mais efetividade aos atos extrajudiciais e, por conseguinte, a efetividade daqueles atos que necessitam do judiciário, que nesse contexto, fica menos onerado. A atividade extrajudicial exercida no congraçamento com a atividade da advocacia, em vários casos contribui para desafogar do Judiciário brasileiro, além de mitigar custos e tempo dos requerentes e gerar economia aos cofres públicos.

CNB/RS - Como analisa o avanço da tecnologia e a prática de atos eletrônicos pelos tabelionatos?

Juliana Gasparini - Mais um grande avanço na celeridade e desburocratização dos atos. A possibilidade de realização de diversos atos sem limitação geográfica e sem necessidade de deslocamento das partes envolvidas veio para trazer mais economia e celeridade a todos os atos praticados. Sem dúvida um avanço.

CNB/RS - Qual a importância dos notários para o trabalho da advocacia?

Juliana Gasparini - A advocacia não existe sem a aliança com os notários. Quanto mais fortalecido for esse laço entre ambos os profissionais, mais a sociedade terá uma prestação de um trabalho de mais eficaz e mais rápida.

CNB/RS - Como avalia os serviços prestados pela atividade notarial para a garantia da segurança jurídica?

Juliana Gasparini - Os serviços jurídicos notariais são essenciais em nosso meio. A partir das atividades dos tabeliães, garantimos a segurança e autenticidade dos atos, permitindo que as relações jurídicas se desenvolvam com mais certeza e previsibilidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS