Notícias

Projeto Cartório Cidadão Solidário promove segunda capacitação sobre o tema Balanço Social

Imagem Notícia

A segunda capacitação do projeto Cartório Cidadão Solidário ocorreu nesta quinta-feira (28.07), com o tema “Balanço Social”. A inciativa é uma promoção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas, executada pela Fundação Semear.

A capacitação teve como objetivo capacitar os participantes para a criação do Balanço Social, evidenciando a transparência da organização junto às principais partes interessadas: funcionários, governo e comunidades.

“Agradeço a presença de todos e o interesse em participar dessa capacitação”, apontou a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira, em sua manifestação de boas-vindas. Já a assessora de Comunicação e Articulação da Fundação Semear, Márcia Bernardes, apontou que o tema desta segunda capacitação “é uma ferramenta bem importante para demonstrar a responsabilidade social dos cartórios”.

A facilitadora da capacitação foi Jeane Kich, mestre em Ciências Sociais pela Unisinos, e consultora em projetos socioambientais. “É um prazer de novo estar com vocês, agora para conversar sobre balanço social”, salientou Jeane, dando início à apresentação do tema.

Sobre o tema, a gestora da Fundação Semear, Helena Thomé, enfatizou que “hoje as empresas têm isso, muitas vezes, como um critério de concorrência de mercado, e no Brasil ainda nós temos como um diferencial. Tenho certeza que os cartórios fazem ações muito bacanas já e que não estão sendo utilizadas como um balanço social ou um relatório de atividades, e usando isso como uma melhora na imagem institucional”.

O conteúdo desta segunda capacitação abordou a elaboração de Balanço Social, adequado às ações socioambientais e econômicas da organização, como instrumento de responsabilidade social corporativa; e os principais modelos e ferramentas de Balanço Social. O histórico da responsabilidade social no Brasil e no mundo, a responsabilidade social empresarial, e a legislação e normas certificadoras, também foram destacadas durante o encontro.

A facilitadora ainda abordou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda 2030 é um compromisso assumido por líderes de 193 países, incluindo o Brasil, com a intenção de promover o desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza e garantir vida digna para todos.

Sobre o projeto

O Cartório Cidadão Solidário é um projeto social de notários e registradores do Rio Grande do Sul, pensado a partir da percepção da importância do papel cidadão das serventias. É um projeto inovador e tem o mérito de levar para toda a categoria o fomento da prática da responsabilidade social, a possibilidade de qualificar as ações existentes e a disponibilização de conhecimento sobre as temáticas. É uma iniciativa que fortalece os cartórios e registros, aproxima as serventias da comunidade onde estão inseridas, promove melhoria da qualidade de vida e, acima de tudo, fortalece a cultura da participação social, que transforma realidades e promove o desenvolvimento social.

Entre as ações do projeto está a realização de capacitações sobre temas relacionados com a prática social. Os eventos são gratuitos e voltados para a categoria extrajudicial e demais interessados no tema.

Ainda não faz parte do projeto? então faça a adesão clicando neste link.


Fonte: Assessoria de Comunicação