Notícias

CNB-RS participa de projeto de responsabilidade social das atividades extrajudiciais do RS, em convênio com Fundação Semear

Imagem Notícia
O presidente do CNB-RS, José Flávio Bueno Fischer, participou na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, do ato de assinatura de convênio com a Fundação Semear, para a implementação do Projeto Social Global das Entidades Extrajudiciais. Assinaram o convênio, Dr. João Pedro Lamana Paiva, presidente da Anoreg e Forum de Presidentes; Dr. José Flávio Bueno Fischer, presidente do CNB-RS, e Dra. Paula Casari Cundari, vice-presidente de relações institucionais da Fundação Semear.

Como presidente do CNB-RS, e agora também na presidência da Fundação Semear, conduzido recentemente para mais uma gestão, Fischer enfatizou a importância do projeto, lembrando que “o objetivo é investir no aspecto social de uma forma organizada, que nos permita verificar os resultados dos investimentos feitos por nossos associados”.

A Fundação Semear está completando 25 anos de existência - foi concebida por com apoio de um grupo de 33 empresários da região do Vale do Sinos, liderados por Flávio Fischer, com a proposta de criar uma cultura de investimento social empresarial, com gestão profissional e transparente. O presidente informou que a Fundação Semear ostenta o título de uma das três instituições mais transparentes do Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Hoje a Fundação Semear beneficia diretamente 10.000 pessoas, atendidas por 30 entidades.

Sobre a assinatura do convênio da Anoreg e Fórum de Presidentes com a Semear, Fischer afirmou que quando reassumiu o CNB-RS, “percebi que havia muitas ações de colegas de todo o Estado, feitas de forma esparsa. Por isto sugeri que a diretoria tivesse um projeto de uma forma organizada. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um projeto conjunto, através da Anoreg”.

A expectativa, segundo Flávio Fischer, “é de que possamos potencializar as ações das duas classes - notarial e registral - e otimizar os resultados dos nossos investimentos”. O presidente do CNB-RS afirmou ainda que “a ideia não é substituir nem cancelar nada do que esteja sendo feito. A ideia é apenas organizar e otimizar a destinação dos recursos doados, inclusive para que possamos ter indicadores”. Ele salientou que “para serem beneficiadas, as entidades sugeridas pelos colegas terão que estar dispostas a serem auditadas pela Fundação Semear. “Assim teremos certeza de que nossas ações se transformarão em resultados concretos”.

Fischer finalizou sua fala afirmando que “nós vamos nos orgulhar de mais esta iniciativa pioneira no meio notarial e registral”.

A Dra. Paula Casari Cundari enfatizou a importância do impacto social do trabalho da Fundação Semear, “com uma trajetória consolidada de uma instituição que faz diferença na sociedade, mostrando como as forças se unem e podem promover desenvolvimento”. E lembrou que a expertise da Semear tem sido utilizada inclusive pela Universidade Feevale, quando necessita organizar projetos na área social”.

Já o Dr. João Pedro Lamana Paiva, salientou que “o termo de parceria vai estabelecer as diretrizes para a implantação e realização do projeto social promovido pela Anoreg e Forum de presidentes em parceria com as entidades que representam as classes extrajudiciais no Rio Grande do Sul”.

O presidente do IEPRO, Dr. Romázio Mezzari, lembrou “a obrigação social que temos como profissionais. E como pulverizar este apoio em todo o Estado? Não teríamos como fazer um trabalho que atinja todo o Estado sem o apoio de uma entidade”.
Nos próximos meses a equipe executiva da Fundação Semear planejará juntamente com as equipes das entidades envolvidas as formas de mapear as ações que já são feitas, e definir o que os associados querem implementar a partir desta parceria.